Saturday, June 02, 2007

Ainda sobre Venezuela

Esse assunto é irresistível. A novidade agora é que o senado brasileiro pressionado pela mídia aprovou uma moção de repúdio contra o fim da concessão da RCTV. Ora, porque o senado brasileiro, tão defensor da democracia, nunca se manifestou quando a Venezuela sofreu o golpe de 2002? Porque o senado não dá a mínima bola para as eleições fraudulentas no México e nos EEUU? Ah não, isso não. Se a questão e de se intrometer em assuntos internos de outro país soberano, porque então o senado foi aprovar essa moção contra nossos vizinhos? Quem se intrometeu em quem?
Se a função da câmara alta é defender a democracia, mais, a liberdade de expressão, então porque diabos o Brasil praticamente não tem TV pública? Porque isso nunca fez parte de uma projeto de nação para nossos governantes?
O problema dessa "crise" é um só: a velha luta de classes. Para os poderosos, as coisas têm dois pesos e duas medidas. As elites não estão dispostas a ceder nem um milímetro em seus privilégios. O fim de uma concessão a uma entre muitas cadeias de TV privada na Venezuela é motivo para falar em censura. Porque antes disso ninguém tinha conhecimento de censura na Venezuela? Mesmo com a mídia privada mundial em plena campanha anti-chavista.
O senado brasileiro devía se preocupar com coisas mais nobres, não preciso dizer quais, do que prestar-se a esse papel ridículo de se deixar pressionar pela mídia privada brasileira que vê no exemplo da RCTV um precedente para o continente.

3 comments:

Anonymous said...

Você está inspirado. Será porque o "santinha" voltou a ganhar novamente?

Abraços,
Marcelo

Renata said...

às vezes eu sinto uma profunda vergonha por isso tudo

Unknown said...

Você reagiu a uma coisa que na verdade tenho uma certa preguiça de escrever sobre. Na verdade estou muito feliz que Huguinho tenha tido a coragem de desmontar uma porcaria de um canal que, com toda certeza, so' passava merda americana pro povo ver. Eu quero que a merda vire boné!