Não gosto de comentar noticias da gringolândia, geralmente são tendenciosas e vendidas como importantes ainda que para nós, alheios.
Entretanto, essa tal crise econômica que viven atualmente é notícia realmente importante principalmente para nós mortais do 3ro mundo. Por quê? Ora, esse é o modelo de economia que muitos países têm perseguido com afinco, principlamente nos malditos anos de fundamentalismo liberal da década de 90.
Um excelente série de textos sobre esse fenômeno de crise se publicou na Agência Carta Maior e traz a tona o que a imprensa oficial tem vergonha de assumir. Que o modelo econômico de liralaização, desregularização e estado mínimo é um farsa. Irônicamente o próprio estado que não deveria intervir na economia é quem os está salvando agora. A velha máxima yuppie de privatizar lucros e socializar prejuízos se aplica descaradamente. Os analistas econômicos da TV... ai, ai, ai.
Particularmente, me preocupo com o apredizado (ou não apredizado) que nos tratá esse episódio. A economia baseada em giros de dinheiro, em "bolhas" especulativas, em "passivos ambientais"... Sempre a mesma equação desigual, sempre o crescimento ad infinitum, o cálculo de "gastos" com educação, saúde ou meio-ambiente. Parece que só uma ecatombe poderá mudar os rumos que temos escolhido.
Como se vê estou pessimista hoje.
No comments:
Post a Comment