Thursday, August 20, 2009

Ansiedades


Ontem foi uma noite interessante, me tornei consciente de algumas causas dessa coisa que aflinge a tanta gente a alimenta outras quantas. A ansiedade. Talvez um tratado esotérico e pseudo-intelectual fosse a fórmula adequada de transformar uma simples noite de reflexão em um livro de auto-ajuda e ganhar um dinherinho. Na falta de vocação para esse "business" eu escrevo algumas linhas num blog subexistente.

É nisso que dá, fumar unzinho às 10 da noite, com todos já adormecidos em casa. Deicei só uma luzinha ligada na cabeceira do sofá. Comecei vendo futebol na tv, o que não me entreteve po mais de 5 min. Desliguei aquela "caixa mágica" e fiquei pensando:

- Porque ela está cada vez maior, 14, 20, 29, 42 polegadas?
- Porque tem um lugar especial na sala? Porque os sofá está justo defronte dessa caixa?

Resolvida a questão, entendi que são os tempos, que a era moderna, que a alienação, que isso, que aquilo, blá, blá, blá. Que saco! Fui pensar em coisas mais práticas, por exemplo...

- Porque comprar um apartamento quando não tenho dinheiro nem pra pegar um ônibus?

Só de pensar na pergunta, me deu uma agonia. Televisão, apartamento... falta o que? Claro, trabalho. Comecei a pensar no trabalho e pimba! Encontrei uma coisa interessante para arriar a lombra. Comecei a preparar o debate sobre Darwin e a Evolução que traverei com meu estimado amigo Érico, hoje na Saraiva da "caverna". Isso me consumiu pelo menos 2 horas de leituras e anotações que me deixaram satisfeitos. gosto do que faço.

Mas faltava alguma coisa... Ah, claro, família. Isso completava a tríade da sociedade moderna: posses, trabalho e família. Pensei en Nina que hoje faz uma entrevista de emprego e em Chico que anda fascinado por seu novo herói, Bolt, o cachorro super-ação. Engraçado, não me vieram perguntas esquisitas sobre eles, nada profundo. Pensei nos dois dormindo... Legal.

É, quanto tempo se perde vendo tv, pensando-se em comprar apartamento quando não posso nem morrer. Comecei a observar meu comportamento de há alguns dias e é notória minha ansiedade com todas essas coisas rondando minha cabeça. Pensei em vários ditados populares e na verdade prática que eles contêm. Essa coisa de aproveitar a vida, de evitar a ansiedade, de buscar a paz, blá, blá, blá.

- Chega, de novo não.

Fui dormir.

5 comments:

Jampa said...

Eita lombra gostosa. A ansiedade nem aparece como parte da evolução, nem do mundo moderno, nem da caixa mágica, nem da conversa com super negão filósofo, nem da calma que dá ver a família apaziguar nosso transtorno noturno naquela paz interna do sono deles que nos tranquiliza... Lombra, lombra... o velho "base", o grande Camarão. Caiu na área é penal, na certa... A ansiedade parece vir daquele lugar onde a paz familiar de classe média, por mais profunda que seja, não tranquiliza a guerra gerada pelas tensões de quem ainda se preocupa em procurar dar sentido para as coisas... Eita, entendi, chega, de novo não, melhor eu ir dormir... Abraço saudoso. Ps: estamos nos devendo aquela saída com as crianças.

Felipe Pimentel Lopes de Melo said...

É bronca, jampa!

Mila said...

Pergunta: se todos os maconheiros do mundo dessem as mãos, quem é que vai apertar o baseado???? Dãããã!!!

Unknown said...

Maconheiro safado!

Unknown said...

Fiquei curioso para saber mais sobre as idéias sobre Darwin e a teoria da evolução...