Saturday, September 08, 2007

A nossa marca no planeta


Esse semestre estou dando aulas de biologia da conservação novamente. Eu gosto de dar aulas, sobretudo quando se trata de de temas como a conservação da diversidade biológica no planeta. Um dos temas introdutórios trata dos efeitos do crescimento pupulacional sobre a biota do planeta. Mostramos aquelas curvas de crescimento da população humana nos últimos 5000 anos, estimamos a população do planeta para daqui a 10, 20, 50, 100 anos e o resultado é invariavelmente aterrador. Então começamos a entender porque o nosso impacto sobre o planeta é tão devastador. Nossos padrões de consumo, nosso estilo de vida, o capitalismo... tudo leva a uma equação sem igualdade, ao desbalanço. Bom, mas e eu com isso? Os hábitos e estilos de vida de cada um tem um impacto que pode ser medido e tem nome: pegada ecológica.

A pegada ecológica é um conceito fácil de se entender: é aquantidade de terra em hectares, que cada ser humano necessita para manter seu padrão de vida e consumo. Por exemplo, minha pegada ecológica sobre o planeta é de 3.7 hectares, o que significa que seriam necessários 2.1 planetas (já que atualmente só existem 1.8 hectares de terra produtiva por pessoa). Issoporque não uso carro...em compensação vôo em avião, como carne diariamente e produzo muito lixo. Querem ter um idéia de seu impacto sobre o planeta, calculem sua pegada ecológica e reflitam nos seus hábitos. Reflitamos sobre o futuro possível da nossa espécie. Não sei, mas acho que Chico viverá em tempos difíceis.

2 comments:

Anonymous said...

Eu fiz o teste e fiquei horrorizada. precisarei de quatro planetas. É assustador. Mas, o que fazer? Aí me vem algumas idéias estaparfudias que, as vezes, em brincadeiras com Mila aqui em casa, quando ela ficou nos últimos seis meses, lhe dizia;tô cansada dessa selva de pedra. Vou largar tudo e ir morar no mato, com meu cachorro, tomar banho de rio e comer peixe pescado na hora. Será isso possível?

Josias de Paula Jr. said...

Camarada, estou indrédulo. Fiz o teste e deu 13.6! Acho que estou errando alguma informação. Como diria FHC, assim não é possível. Acaso seja exato, acho que estou poluindo e desequilibrando o planeta tanto quanto a Alcoa...