Wednesday, July 11, 2007

E por falar em maravilhas e patrimônios...

Gostaria de encontrar um explicação razoável e fácil que me faça entender porque diabos o Cristo Redentor foi considerado uma "maravilha" planetária. A única coisa que merece ser maravilha alí é a vista, e só. Então dá o título de maravilha para o Corcovado e não pro Cristo, ora.
Agora pensando maquiavelicamente...
Esse concurso foi uma aventura privada de um bilionário suiço que obviamente deve ter ganho outro bilhão com essa conversinha mole. Para os países e empresas que compraram a aventura o lucro foi: mensagens de texto para votar por celular ($$$ para as companhias telefônicas); votar por intenet ($$$ das progagandas em distintos sítios); a Globo agora é que vai nos inundar com a nova "maravilha" como se já não bastasse; o turismo que vai atrair ainda mais maravilhados para ver a nova maravilha. No fundo disso a mercantilização do que seja, símbolos religiosos, sítios arqueológicos, monumentos arquitetônicos...
Maravilha mesmo é como tudo isso vende tanto.

E pra rir um pouco assitam esse filme abaixo
Pedra Nua

1 comment:

Unknown said...

Eu nunca tinha parado para pensar sobre o fato de que o mais bonito de se ver é mesmo o corcovado e a vista que se tem de lá. O Rio em sua Natureza é lindo! Não mais que Recife, cidade que amo.
Na minha opinião a melhor imagem do Cristo é mesmo através de cartões postais, depois das imagens da Globo, claro!