Wednesday, May 16, 2007

O Medo

O medo, esse vento que sopra forte. Lembro-me de alguns os meus medos, de como eles se manifestavam, de como eles mudavam, de como desapareciam de repente. Quando criança, acampando em Maracaípe, tinha medo das ondas do mar quando estavam muito fortes. Levei alguns sarrabulhos meio violentos, desses que nem sabia onde era encima nem embaixo. Mas curiosamente nunca desisti de entrar no mar com ondas, surfava com minha pranchinha. Não era o caso de que já não tinha medo, ele por vezes vinha, eu o sentia forte. Mas dependia de mim. A escolha era fácil, entrar no mar ou não, sem muitas conseqüências de qualquer decisão que tomasse.

O medo atualmente mais freqüente é o de dar rumo a minha vida. Que coisa difícil essa de ser responsável de si! Porra, com 20 e poucos anos eu às vezes queria estar empregado numa empresa qualquer, que me dessem ordens, que eu não fosse responsável de mais nada além de chegar na hora ao trabalho. Às vezes invejo quem ainda vive com os pais, que tem casa, comida, um quarto. Sim um quarto, esse mundinho que de tão pequeno é tão fácil controlar. Porra, pra que fui inventar de estudar biologia, de seguir carreira de cientista, de estudar infinitamente, de pensar sozinho, de não receber nem dar ordens. Por quê caralho fui sair do meus país, da comodidade dos amigos, da família, do Recife, fedorento útero onde facilmente me escondia? Ai, ai, que saudade de não ser responsável por quase nada.

Mas inevitavelmente eu estou aqui, no outro hemisfério, na outra América, ao norte da vida. Em poucos anos, eu estou casado, com um filho, fazendo um doutorado de maneira quase autodidata. Hoje acordei com medo, reconheço. Estou de saída ao campo para 16 dias de trabalho. Coletar dados de um projeto que eu pensei só, consegui financiar só, dados que terei que digerir só, escrever só. Queria agora voltar à escola, fazer o dever-de-casa e passar de ano, sem mais.

Mas a vida às vezes é “cabrona” e a oportunidade que estar aqui, no México, me exige que eu cresça rápido, sim rápido, muito rápido. Um projeto de doutorado parido sem parteira, e que cresceu sem mãe, de repente quer crescer e rápido, como tudo aqui pra mim. Falta pouco mais de um ano de bolsa, uma tese inteira que escrever, alguns dados que coletar, muitas coisas que ler e aprender. Isso me dá medo, medo de não resultar como eu imaginava. Sinto-me como uma mãe adolescente, que quando grávida até causava inveja entre suas amigas pela barriga linda, pela vida que gerava tão cedo, por ser mulher precocemente. Mas logo que nasce o rebento, sente o peso de ter sido mãe tão cedo e inveja as amigas porque apenas começaram a beijar na boca. Começo a pensar, se eu tivesse feito daquela tal maneira, teria sido melhor, blá, blá, blá. O medo é como um dedo naquela ferida velha e incurável de ser só, essa condição inevitável e por vezes até indesejável.

Meu único consolo frente a essa condição é, paradoxalmente, o de descobrir as coisas da vida e de um doutorado, por mim, só. É dessa batalha comigo mesmo que me alimento todos os dias. Só mesmo sendo psicólogo pra entender isso, e olhe lá. Sei que esse medo, que acho que no fundo é de mim mesmo, vem, vai embora e vai voltar novamente. Mas quando penso que me acostumei com isso, errado. O medo às vezes sopra forte na minha cara e não me acostumo.

4 comments:

Anonymous said...

Que bom meu querido irmão, que você não se acostumou ao medo. E que também continua a enfrentá-lo. Que seria da vida se não fosse esses sacolejos que ela dá de vez em quando, pra nos fazer crescer, amadurecer e se reencantar da vida, afinal, quando conseguimos superar algum medo nos sentimos mais animados e amorosos diante do mundo.
O medo nos proteje e, ao mesmo tempo, nos empurra para as renovações necessárias. A saudade do conforto materno só faz sentido porque já saímos de lá e nos mostra que conquistamos muito. O medo é bom, mesmo quando nos toma de assalto e nos arregala os olhos, fazendo-nos achar que talvez não conseguiremos dar conta da própria vida. Mas ele só é bom se for tomado como estímulo, dessa forma que você mesmo descreveu. Mas cuidado muchacho, você não está só, e nunca esteve. Seus amores estão aí, pra te dar força, te estimular e te possibilitar todas essas conquistas. E nós (o "resto" da família, hehehe) que estamos mais distantes também fazemos parte disso tudo. Eu também me sinto realizada nas suas realizações e também me sinto responsável por sua vida, pela vida do meu irmão que tanto amo.
Termino esse "recadinho" com um trecho de uma música que é muito significativa, pra mim e pra você, por fazer parte de uma época que não tínhamos tanta responsabilidade, mas que foi importantíssima pra nos fazer os indivíduos que somos hoje:
"Fé na vida, fé no homem, fé no que virá, nos podemos muito, nós podemos mais, vamos lá fazer o que será!"
Força meu irmão, força aí nos percalços desse caminho difícil e muitas vezes solitário mesmo. Mas tenho certeza que você vai dar conta de tudo, porque tem muito amor no que você faz.
Um beijo grande, te amo!

Anonymous said...

Meu querido e amado filho,

Não se assuste com os medos.Eles fazem parte das nossas vidas.Ou você acha que as mães não sentem medo? Ah, se você soubesse...são tantos os medos; de não ser boa mãe, de não ser carinhosa o suficiente, de não saber dar limites, de ser liberal demais, de ser castradora, de não ser compreendida.Medo de amar demais, medo de amar de menos. Como sabê-lo? O medo nos persegue a vida inteira, nos dá força e nos impõe limites. É uma espécie de auter-ego que nos censura e nos chama a ralidade.
Falando de Maracaípe, morria de medo quando você pegava sua pranchinha e ia pegar onda. Vigiava de longe, de perto, o coração apertado, mas ficava orgulhosa quando você pega uma onda, muito raramente, é verdade, mas pegava.
Morria de medo ao pegar a estrada velha de Porto de Galinhas, no velho Passat ano 79, cheio de tralhas amarradas no bagageiro que iam caindo ao longo do caminho de terra batida devido a trepidação. Tinha medo que algo nos acontecesse, mas mesmo assim eu ia, movida pela vontade de desfrutar de tudo aquilo de bom que as nossas férias nos proporcionava.
Não tema seus medos, enfrente-os. Eles nos dão forças. Você nunca estará só, mesmo quando assim lhe parecer. estamos aqui, torcendo por você e orgulhosos de você.
Mesmo não sendo acadêmica,compreendo o momento em que você se encontra. Mas, creia, tudo vai dar certo e você vai vencer mais essa batalha.
Sei que é prefeitamente dispensável dizer que te amo e te admiro, mas eu quero dizer. TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!

Unknown said...

Como diria nosso velho amigo "Piorô": "possa crer"! Fuderoso o texto Felipão!

Anonymous said...

meu caro e amado filho.
é a primeira vez que te escrevo,assim,de computador vc sabe que eu sou um analfabeto digital,tive que pedir assessoria a mila p´rá entrar no blog e fazer este comentário. Ter medo é condição natural do ser humano, afinal quem tem c.. tem medo, já filosofava Branchu o grande filósofo popular. Ter medo faz parte do crescimento, e crescer é algo de infinito enquanto duramos. Gostaria de te dizer que vosmece tá se saindo bem,apesar de todas as dificuldades, do isolamento, da falta de apoio e orientação por parte de seus mestres aí do Mexico. O medo tambem é mobilizador nos sinaliza para a necessidade de estarmos atentos. Mas lembre-se que tu não estas só,tens agora uma companheira e um filho e pode crer isso dá uma grande força. Confioem voce e na sua capacidade de resolver esses problemas todos portanto... ARRIBA MUCHACHO, FUERZA HASTA VITÓRIA!
um grande beijo e um forte abraço e parabens por reconhecer que tem medo isto é uma prova de sua maturidade e crescimento.
do pavô João