Friday, May 05, 2006

Os urubús se manifestam no Brasil


É repugnante a cobertura da grande mídia sobre a estatização dos recursos naturais na Bolívia. Evo Morales fez uma coisa que o Brasil e os outros países da América Latina já tinham feito há muito tempo. Passou o controle da exploração do sub-solo boliviano para as mãos do estado boliviano. Pra quem não sabe a Petrobras tem o monopólio da exração do petróleo brasileiro e os estado brasileiro tem o monopólio da exploração do sub-solo. Por medida de concessões, o Brasil concede o direito a qualquer empresa de explorar o sub-solo da nossa nação. Ainda assim somos surrupiados, enganados e damos lucros extratosféricos à Vale do Rio Doce e etc. Foi exatamente isso que Evo Morales fez.
"Guerra do gás" é o termo mais usado pela Globo ao referir-se à decisão de Evo. Chamam o governo brasileiro a defender os interesses da nação (entenda-se nação a Petrobras e seu acionistas privados) frente ao governo boliviano. Chamam de equivocada a estratégia de diplomática de Lula, que reconheceu a legitimidade da decisão de Evo. Enfim, as elites brasileiras e o poder econômico estão na verdade extremamente incômodos em ver o povo boliviano tomar conta de seus recursos naturais. Como urubús, a elite brasileira dá mais uma vez uma mostra de sadismo ao questionar o caminho para a libertação da Bolívia. Preferem ter aos vezinhos na merda para que não nos represente nenhuma ameaça. É a lógica capitalista mais cruel, as elites ficam apavoradas quando algém, sobretudo um vizinho "menor" consegue tirar o nariz da merda. É uma vergonha ver a grande mídia brasileira se contorcer de raiva porque a Bolívia agora tem um presidente que pensa nos bolivianos e não nas empresas petroleras.
Como eu posso crer no liberalismo então?

1 comment:

Anonymous said...

oi, gaiêgo finalmente uma pessoa com a opiniao parecida com a minha. até o pessoal aqui de casa está contra ao que considero soberania nacional da bolivia.as pessoas acham que aquele contrato absurdo é legitmo porque feito de acordo tramite legais, que assinado deve se cumprir e pronto.ninguem se pergunta como é que um país doa praticamente sua unica riqueza sem que haja maracutaia por baixo( por mais que a papelada esteja de acordo com normas legais o teor dela nao).todos atos administrativos selados em transaçoes irregulares sao anulados,isso em qualquer constituiçao ou em direito internacional, por que a bolivia deve ser o unico pais a cumprir trato abusivo desses?