Sunday, August 21, 2005

Churrasco Brasileiro

Sábado dia 20 fomos eu e Nina pra um churrasco da comunidade brasileira que vive no México.
Depois de tanto tempo sem comer picanha, e de falar português somente com Nina, até que me pareceu uma boa idéia conhecer uns brasileiros e comer uma carninha assada num corte decente.
Chegamos no local de festa (por sinal longe que só a porra) e fomos recebidos ao som do "é o tchan". Pensei: Meu Deus o que é que eu tô fazendo aqui? Abstraí, comecei a tomar cerveja, comer churrasco e conversar com o mexicano que nos deu carona, um cara legal que foi casado com uma carioca e tinha todo o sotaque e girias dos cariocas mais da gema. Tentei puxar conversa com alguns brasileiros, uns gaúchos, outros paulistas. Sem sucesso voltei a conversar com outro mexicano que era casado com uma goiana. A música se revesava entre "Axé" e pagodes pegajosos. Uma verdadeira tortura. Das pessoas que conheci todos eram funcionários de empresas que os transferiram pra cá ou coisa semelhante. E numa coisa todos concordavam, quando eu lhes perguntava se estavam gostando do México todos dizíam: "É né, tô me acostumando". Tudo bem que a Cid. do México não é a melhor das maravilhas de cidade, mas tem seu encanto, sua alma e sobre tudo acolhe muito bem a todos os estrangeiros, principalmente brasileiros.
Nós realmente estávamos no lugar errado! Música ruim, pessoas pouco simpáticas com visões muito estreitas sobre o que é viver no México. Uma bizarra mostra do que é a brasileiridade burra, que escuta lixo comercial, dança passinhos ensaiados de dançarina de Faustão e acha que o Brasil é o melhor país do mundo só porque tem gente bonita e alegre. Infelizmente a passagem dessas pessoas pelo México não as ensinará muito porque simplesmente não estão abertas a viver outra experência, uma experiência de latinidade, de se descobrir realmente irmão dos tantos outros latinos que nos cercam. Sei que nem todos eram assim lá, mas evidentemente a dominância era desse tipo de gente. Parebéns aos organizadores que não deixaram faltar cerveja nem carne e pela coragem de fazer uma reunião com tanta gente. Agradeço a festa, mas prefiro reunir-me com meus amigos mexicanos, são muito mais interessantes e autênticos que a maioria dos "paisanos" que eu conhecí aqui.
¡Viva México Cabrones!

2 comments:

Dado said...

Descobri seu blog através do de Jampa. Caramba, tenho a maior curiosidade de conhecer o Mexico. Achei do caralho isso que você escreveu. Me lembrou uma pequena mexicana muito querida. Essa irmandade eles conhecem mais do que nós, que estamos muito distantes da fronteira aqui no Nordeste especialmente. Um abraço grande. Aproveite.

Dado said...

Maiores informações da vida em Recife: www.horoscopo.blogspot.com.